Projeto Político - Pedagógico

ESTADO DE GOIÁS

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIANÉSIA

ESCOLA JARDIM DE INFÂNCIA CASTELINHO

GOIANÉSIA-GO

 

 

 

 

 

 

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

 

GOIANÉSIA

 

 

 

 

 

 

JARDIM DE INFÂNCIA CASTELINHO

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

ENSINO FUNDAMENTAL DE 1º AO 5º ANO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ministro da Educação

JOSÉ HENRIQUE PAIM

Governador do Estado

MARCONI PERILLO

Prefeito Municipal de Goianésia

JALLES FONTOURA DE SIQUEIRA

Secretária de Estado da Educação

VANDA DASDORES SIQUEIRA BATISTA

Subsecretária Regional de Educação de Goianésia

LÚCIA HELENA RODRIGUES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Equipe Elaboradora

DIRETORA

PROFESSORAS

PESSOAL ADMINISTRATIVO

EQUIPE COLABORADORA

DIRETORA

SECRETÁRIA

PAIS

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver

naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra”.

Rubem Alves

 

 

 

            O estudioso Carlos Rodrigues Brandão em sua obra O que é Educação? Diz que: “Ninguém escapa da educação, em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela”. Nessa perspectiva podemos afirmar então que a educação é uma das ações básicas e mais presentes em todas as sociedades humanas.

            Pretende-se que o presente projeto ofereça condições para um trabalho de qualidade que esteja voltado a oportunizar as crianças, condições de adquirir habilidades específicas que lhes permitam assumir atitudes convenientes ao ser humano, para que possam viver bem em sociedade.

Segundo Paulo Freire “A educação é um processo permanente”, pois baseia-se na inconclusão do ser.  

 Para Freire o ser humano vive uma condição de inacabamento; isto é não atinge o ponto de acabamento, está sempre precisando de novos conhecimentos. E não foi a educação que fez homens e mulheres educáveis, mas a consciência de sua inconclusão é que gerou a educabilidade.

            Quando se fala em Educação sistemática, simultaneamente, fala-se em processo ensino aprendizagem, o que inclui metodologia, técnicas, alunos, professores, pais. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção” Freire p. 25; Pedagogia da Autonomia.

            Para melhor trabalhar nossos objetivos, faz-se necessária a elaboração de um Projeto Político Pedagógico, que norteará as atividades da escola durante os próximos quatro anos oferecendo um suporte para ações pedagógicas que serão fundamentais para uma educação de qualidade. Ele também estabelecerá critérios que vão direcionar os trabalhos de todos os envolvidos no processo educacional, podendo dessa forma minimizar as dificuldades que normalmente surgem durante a caminhada escolar.

1 DESCRIÇÃO DA REALIDADE DA ESCOLA

1.1 QUANTO AO ASPECTO FÍSICO

            A Escola Jardim de Infância Castelinho, está situada à rua 27, nº 307, bairro Carrilho, Goianésia-GO.

            A localização é de fácil acesso, está próxima ao Colégio da Polícia Militar de Goiás – José Carrilho tem à sua esquerda uma área de lazer com urbanização de fundo de vale ao lado do Córrego Calção de Couro à frente quadras de esportes e rampa de esqueitismo e à direita prédios residenciais.

            É uma escola particular mantida pela empresa Jardim de Infância Castelinho Ltda, composta de dois sócios, sendo o prédio de propriedade da sócia Sarah Vicentini.

            Tem uma área de 1.400 m2 com área construída de 303,741m2 PVTO Térreo e 199,36m2 1º PVTO. Possui cinco salas de aula climatizadas, dois banheiros masculinos infantis e dois banheiros femininos infantis, dois banheiros adulto, secretaria, diretoria, biblioteca, sala de professores, cozinha, depósito, pátio coberto, área coberta para Teatro, quadra coberta com vestiário, dois ambientes com parque de diversão.

            A escola dispõe dos seguintes serviços públicos: Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SANEAGO), fornecimento de energia (CELG), serviço de telefonia nacional, coleta diária de lixo e ruas pavimentadas (Prefeitura Municipal).

            O Prédio encontra-se em bom estado de conservação, recentemente ampliado e reformado.

            Dispõe de alguns brinquedos que compõem um pequeno parque infantil, estando o mesmo em ótimo estado de conservação.

1.2  QUANTO AOS RECURSOS MATERIAIS

            Para seu funcionamento a escola possui os seguintes mobiliários e equipamentos: 140 mesinhas individuais, 140 cadeiras, 7 escrivaninhas, 1 mesa grande em madeira para computador e atendimento, uma bancada com mesa e espaço para organização, 2 cadeiras coloridas conjugada para atendimento, 3 cadeiras coloridas individuais para atendimento, 1 armário de aço, 1 arquivo de aço, 2 armários de madeira, 3 armários fixos na secretaria e um armário em madeira, 1 fichário de aço, 2 estantes de madeira, 3 bancos de madeira, 4 bebedouros masterfrio, 1 geladeira duplex, 1 aparelho telefônico, 1 mimeografo à álcool, 3 computadores, 2 impressoras a jato de tinta e laser, 2 TVs, 1 data show, 1 mesa de pebolim grande, 2 aparelhos de DVD, 2 caixas amplificadas de som, caixas de som em todos os ambientes, 5 aparelhos de som, 8 ventiladores de teto e 1 ampliador de figuras, 3 aparelhos de ar condicionado, 3 circuladores de ar. Nas salas de aula existem estantes fixas nas paredes. Possui ainda perfurador, grampeador, tesouras, fantoches, carimbos e coleções pedagógicas.

1.3 QUANTO AOS RECURSOS HUMANOS

a) Pessoal administrativo:

            - Diretora Pedagógica: Betânia Vicentini Lobo Araújo – Licenciatura Plena em Pedagogia. Desempenha também a função de Professora do 1º Ano.

            - Diretora Adminstrativa: Liana Vicentini Lobo Fenelon – Licenciatura Plena em Letras, Pós-Graduação em Orientação Educacional e Psicopedagogia. Desempenha também a função de professora de Inglês.

            - Coordenadora Adminstrativa: Vilma P. F. Sousa – Licenciatura Plena em História, Especialização em Psicopedagogia e Formação Sócio Econômica. PROFA: Programa de Professores Alfabetizadores.

- Coordenadora: Silvia Regina da Silva Santos – Ensino Médio.


b) Corpo docente:

            Betânia Vicentini Lobo Araújo – Licenciatura Plena em Pedagogia. Ministra aulas no 1º Ano do Ensino Fundamental de 9 anos.

Claudia Aline Silva Marques – Ensino Médio. Ministra aulas no Maternal.

Dilson Fernandes Silva – Bacharel em administração – Ministra aulas de xadrez.

Elisandra Carla dos Santos – Licenciatura Plena em Pedagogia e Especialização em Psicopedagogia. Ministra aulas no 3º Ano do Ensino Fundamental de 9 anos.

Graziele Rodrigues Alves – Licenciatura Plena Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia. Ministra aulas no 2º Ano do Ensino Fundamental de 9 anos.

Ilka Fane da Silva Isaac – Licenciando em Pedagogia. Ministra aulas do Infantil II.

Josefa Elenice Lima Araújo Aragão – Licenciatura Plena em Letras. Ministra aulas no 5º Ano do Ensino Fundamental de 9 anos.

Liana Vicentini Lobo Fenelon – Licenciatura Plena em Letras, Especialização em Orientação Educacional e Psicopedagogia. Ministra aulas de Inglês do Infantil II ao 5º Ano.

Nara Rubia Machado Fernandes Leones – Licenciatura Plena em Pedagogia e Especialização em Educação Especial. Ministra aulas no 4º Ano do Ensino Fundamental de 9 anos.

Polianna Abadia Sales – Licenciatura Plena em Pedagogia. Ministra aulas no Infantil I.

            Sarah Cristina Barreto Santos – Licenciatura em Pedagogia. Ministra aulas no Maternal.

                                   

c) Outros funcionários:

            Adriana da Silva Costa – Auxiliar de limpeza (um período).

            Janara Rocha Silva – Licenciando em História. Auxiliar de sala.

            Lorrany Patrícia de Pina – Auxiliar de sala.

            Rosenilda Maria Fernandes – Auxiliar de limpeza (um período).

            Tuany Soares Lopes – Licenciando em Direito, auxiliar de secretaria.

             

d) Corpo Discente:

            O corpo discente, conta no presente ano letivo (2014) com 164 crianças.

            É uma clientela com três turmas de Educação Infantil, com faixa etária variando de 3 a 5 anos, uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental com idade de 6 anos,  uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental com alunos de 7 anos, uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental com alunos de 8 anos , uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental com alunos de 9 anos e uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental assim distribuídas:

            - Maternal: – 22 crianças;

            - Jardim I: Vespertino – 26 crianças;

            - Jardim II: Matutino – 21 crianças;

            - 1º Ano do Ensino Fundamental: Vespertino – 22 crianças.

            - 2º Ano do Ensino Fundamental: Vespertino – 18 crianças.

            - 3º Ano do Ensino Fundamental: Vespertino – 20 crianças.

            - 4º Ano do Ensino Fundamental: Vespertino – 20 crianças.

            - 5º Ano do Ensino Fundamental: Matutino – 15 crianças.

           

1.4  - QUANTO AO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

            A escola Castelinho neste ano letivo está ministrando aulas de Educação Infantil com duas turmas no período matutino, Maternal e Infantil II e duas turmas no período vespertino Maternal e Infantil I.

As turmas do Ensino Fundamental de 9 anos são assim distribuídas: 1º, 2º, 3º e 4º ano funcionando no turno vespertino e 5º ano funcionando no turno matutino.

            O serviço de assistência técnico-pedagógica é feito pela secretária e coordenação pedagógica da escola.

            Os recursos financeiros advêm da cobrança de mensalidade em número de 12 parcelas anuais.

                        A participação dos pais e da sociedade no funcionamento da escola se faz através de reuniões periódicas e visitas destes à mesma.

            Em relação ao aspecto legal da escola, a mesma teve sua autorização renovada para funcionar através da Resolução nº 143 de 04 de março de 2011.

1.5 QUANTO AOS ASPECTOS ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA,  PEDAGÓGICOS E SERVIÇOS DE APOIO

1.5.1 Objetivo geral

            A escola tem por objetivo primordial, oportunizar meios para que a criança se sinta feliz. É desejo da escola rodeá-la com um ambiente sadio e agradável no qual ela possa viver e conviver bem, com os colegas, professoras e funcionários, priorizando para tanto os aspectos sociais, físicos, cognitivos e motores da criança, enquanto pessoa humana.

1.5.2 Objetivos específicos e conteúdos

            Os objetivos específicos e conteúdos fazem parte da síntese do Currículo Pleno da escola, tanto para a modalidade da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental.

            Diretora da escola;

-          Organizar, administrar e articular o funcionamento da unidade escolar;

-          Garantir o cumprimento dos 200 dias letivos;

-      Encorajar e garantir na escola uma gestão participativa, envolvendo os vários segmentos da comunidade escolar;

-       Sensibilizar e organizar a participação dos pais, dos alunos e da comunidade local na vida escolar;

-          Acompanhar o desempenho de professores e alunos;

-          Estimular a prática da avaliação como instrumento gerencial.

             

            Coordenador pedagógico

Dentre as funções do coordenador estão:

-           Divulgar, encaminhar e discutir na escola todos os comunicados pertinentes à área pedagógica.

-        Incentivar a equipe de professores para estudo e incorporação das propostas metodológicas dos vários programas em suas atividades se sala de aula;

-          Coordenar o planejamento das atividades de ensino, dando apoio aos professores;

-          Monitorar os resultados da aprendizagem dos alunos.

-          Estar sempre disponível para prestar qualquer esclarecimento aos pais.

-          Elaborar componentes curriculares atuando junto aos professores.

-          Promover a integração do corpo docente.

-          Divulgar e facilitar o acesso dos docentes a novas metodologias e recursos tecnológicos.

-          Orientar os procedimentos de avaliação definidos pela escola, com vistas à implementação de um processo de aprendizagem contínuo, com base na legislação vigente.

  • Corpo docente

São deveres do corpo docente;

-          Elaborar previamente seu plano de curso, a partir do projeto pedagógico da escola, em parceria com os outros professores  e com a colaboração da equipe pedagógica da escola;

-          Elaborar regularmente seu plano de aula;

-          Participar do conselho de classe, reuniões pedagógicas e encontros coletivos convocados pela direção da escola;

-          Manter atualizados os documentos de escrituração escolar sob sua responsabilidade conforme orientações deste documento;

-          Cumprir os 200 dias letivos, a carga horária mínima de cada curso e o horário integral das aulas;

-          Cumprir as horas-atividade; fora do horário de aula ou em suas janelas, elaborando plano de aula, corrigindo atividades e trocando experiências com os colegas da mesma área.

  • Auxiliares da secretaria

-          Ter zelo pelos arquivos ativos e passivos da Unidade Escolar;

-          Atender ao público com educação e agilidade;

-          Realizar procedimentos de matrícula, transferência, anotações, boletim, ficha individual, histórico e outros registros da vida escolar do aluno.

 

  • Secretaria Geral

-          Fornecer em tempo hábil as informações solicitadas;

-          Organizar e manter em dia coletânea de Leis, regulamentos, resoluções, diretrizes, ordens de serviço e demais documentos;

-          Coordenar as atividades da Secretaria da Unidade Escolar;

-          Secretaria os conselhos de classe e outras reuniões similares;

-          Organizar e manter atualizados os documentos da Unidade Escolar e da vida escolar do aluno, de forma a permitir sua verificação em qualquer época.

-          Expedir e autenticar os documentos pertinentes;

-          Orientar professores quanto á escrituração escolar sob sua responsabilidade.

  • Auxiliares administrativos

-          Zelar pela conservação do patrimônio escolar;

-          Manter o prédio e as áreas abertas sempre limpas e as lixeiras sempre vazias;

-          Cumprir em tempo hábil e com capricho o lanche dos alunos;

1.5.3 Recursos de aprendizagem

            Os recursos utilizados pela escola além dos livros didáticos e apostilas diversas, são: TV, vídeos, aparelho de DVD, data Show, brinquedos e jogos pedagógicos, fantoches, roupas e fantasias para dramatizações, tintas para pintura, gizão, massinha, revistas e outros.

            Em virtude da escola ser localizada ao lado da área de lazer, utiliza da mesma para passeio-excursão como atividade extra-classe.

            São oferecidas também, quando necessário, aulas de reforço para os alunos do Ensino Fundamental.

1.5.4 Metodologia de ensino

            As metodologias são variadas pela criatividade das professoras e auxiliares que buscam fazer com que as aulas sejam atrativas e agradáveis. São orientadas conforme ao Referencias Curriculares do MEC, bem como sugestões contidas em livros didáticos e revistas especializadas para a faixa etária da clientela. Na verdade, podemos lançamos mão de vários métodos ao mesmo tempo, mesclando com sabedoria e de acordo com a necessidade. Tem criança que aprende brincando, outras escutando ou cantando. Nós educadores, temos que ter a percepção aguçada e estarmos atentos para ver essas diferenças dentro de sala. A maioria consegue aprender pelo mesmo método, com muito estímulo interessando-se pelas atividades e conteúdos, com aulas bem diversificadas e animadas.

1.5.5 Sistema de avaliação

            Para as classes de Educação Infantil a avaliação não tem caráter promocional, somente para as classes do Ensino Fundamental, tem esse caráter. Na Educação Infantil dá-se de forma qualitativa e contínua. É feita através de observações constantes das professoras, em trabalhos e atividades de classe e tarefas de casa, da interação entre crianças e da participação das mesmas em todas as atividades propostas. Nas classes no Ensino Fundamental, além dos critérios da Educação Infantil acima mencionado, a verificação do crescimento do aluno em aprendizagem é feita através de avaliações quantitativa, que é o sistema de notas.

            A escola tem contado com o apoio efetivo dos pais, para que possa fazer uma avaliação real sobre os objetivos propostos pela mesma, haja vista ser uma escola pequena e com uma comunidade escolar interessada e participativa.

Procuramos fazer uma avaliação continua, sistematizada e coerente e somatória. Para que a avaliação sirva à aprendizagem é essencial conhecer cada aluno e suas necessidades. Assim, o professor poderá pensar em caminhos para que todos alcancem os objetivos.

Temos uma média bimestral de valor 7,0. O professor usa vários instrumentos para se chegar à nota, sendo no mínimo duas avaliações para atingir 6,0 pontos e 4,0 com atividades e trabalhos.

            A recuperação paralela é adotada, onde o professor fará um relatório sobre suas atividades desenvolvidas e acompanhará o aluno no contra turno.

           

1.5.6 Planejamento anual

            O planejamento anual é feito pelas professoras sob a orientação da coordenação pedagógica e direção, no mês de janeiro de cada ano, com base nos documentos que norteiam a educação brasileira, sendo observados os princípios da LDB, de Resoluções do CEE e do Projeto Político Pedagógico da escola.

            Os conteúdos são divididos em quatro bimestres, de acordo com a realidade de cada turma e replanejados sempre que há necessidade. Além do acompanhamento feito semanalmente com a coordenação pedagógica e as professoras.

1.5.7 Calendário Escolar

            O calendário escolar é preparado pela própria escola, em consonância com os calendários estadual e municipal. Para o ano de 2014, estão previstos 200 dias letivos, somando um total de 840h, com quatro horas e meia diárias de aula, mais aulas de Educação Física.

1.5.8 Calendário das datas comemorativas e pedagógicos.

            - Carnaval

            - Teatro

            - Alimentação

            - Projeto Poesia com Sabor

            - Projeto cores

            - Projeto Monteiro Lobato

            - Projeto Túnel do Tempo

            - Festa da Páscoa

            - Festa das Mães

            - Projeto Leitura

            - Festa Junina

            - Projeto dia da avó

            - Semana da Criança

            - Dia do Professor

            - Encerramento do Ano Letivo

            - Formatura dos doutorandos do ABC.

            Além das datas citadas outras são comemoradas com atividades trabalhadas em sala de aula, como: Dia do Índio, Dia do Livro, Dia da Árvore, Início da Primavera, Festa Natalina e outras mais.

2  COMPREENSÃO CRÍTICA DA DESCRIÇÃO DA REALIDADE

            Estamos constantemente envolvidos com a educação, quer seja para saber, para fazer, para ser ou para conviver. Ela invade totalmente a nossa vida, pois é o suporte da sociedade, razão pela qual é necessário estarmos sempre pensando ela e nela.

            Apesar de estarmos inseridos numa realidade composta de inúmeros desafios, estamos vendo, através de contato constante com os pais dos nossos alunos, com as autoridades e mesmo com a comunidade goianesiense, que a escola que está em atividade ininterrupta desde o ano de 1981, tem credibilidade e está, dentro da proposta em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

            A Escola Castelinho passou por uma ampliação que contribuiu ainda mais para um ambiente agradável e acolhedor, com amplas salas de aula, salão de teatro e quadra de esportes coberta com vestiário.

3  PROPOSIÇÃO DAS ALTERNATIVAS E AÇÃO

3.1 As finalidades ou os princípios da escola

            A Escola Jardim de Infância Castelinho tem por meta trabalhar a formação integral do aluno, buscando estabelecer uma relação harmoniosa entre cuidar e educar. Objetiva o desenvolvimento qualitativo desse aluno nos aspectos afetivo, cognitivo, motor e social voltados à promoção humana com a integração escola x aluno x família.

            Para melhor trabalhar esses aspectos propomos organizar a Associação de Pais e Mestres da escola, que deverá ser composta por representantes de pais e professoras.

            Com a ajuda da nossa clientela, bem como da comunidade, buscaremos planejar ações para angariar recursos financeiros que cobrirão as despesas para face às necessidades detectadas na descrição da realidade, objeto deste documento.

            De acordo com a caminhada da escola e com as necessidades diagnosticadas por todos os envolvidos na comunidade escolar é que buscaremos direcionar nossas ações e fim de atender o nosso público alvo que sem dúvida alguma é a criança a nós confiada, deseja portanto a escola, ser um prolongamento da família e da sociedade.

4 AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA REALIZAÇÃO DO PROJETO

            As propostas de  ações relacionadas neste documento serão acompanhadas e avaliadas pelas professoras e funcionários da escola, além de discutidas e reelaboradas. Ao analisarmos cada fase do Projeto Político Pedagógico no que se refere ao espaço físico e recursos humanos através do diagnostico não destacamos falhas, pois passamos por ampliação, onde sua estrutura física garante comodidade e segurança às crianças, os materiais pedagógicos são componentes ativos do processo educacional.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte

do processo da busca. E ensinar

e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

Paulo Freire

            Educar é pois, transmitir ao ser humano os valores de liberdade, justiça, participação, respeito e humanidade, pontos básicos que aliados ao ensino-aprendizagem promovem a formação integral do ser humano.

            Acreditamos, ser no Ensino Fundamental, amalgamado com a Educação Infantil, o momento oportuno de colocar na “terra” a semente dos valores elencados, razão pela qual a Escola Jardim de Infância Castelinho preocupa-se com esta etapa escolar, em que criança e escola escrevem sua história de vida, na busca de ser construída a cidadania consciente e comprometida.

Informações

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Escola Castelinho
Rua 27 Nº307
Carrilho 76380-000 
Goianésia-Go
Phone
(62) 3353-3925
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